Curiosidades
HeyDoc
Em entrevista exclusiva, DJ HeyDoc! fala sobre como tem se reinventado na pandemia.
maio 11, 2021portalundergroundbrasil@gmail.com
“Em pouco tempo de carreira, o artista já entrou para o charts do Beatport,”
O novo normal é marcado pelo trabalho remoto, o famoso “home office”. Porém, para alguns profissionais esse método vem apresentando grandes desafios, como é o caso do DJ HeyDoc!
O artista que antes da pandemia tinha um contato direto com o público, afirma que o distanciamento dos palcos afeta diretamente na produção de conteúdo. “Esse contato era uma das minhas bases de inspiração para os novos trabalhos”, afirma HeyDoc.
O artista ainda fala que fazer tudo em casa, tem sido cada vez mais difícil. “As viagens sempre contribuíram para a minha criatividade, no home office, eu sinto que preciso ver o mundo lá fora para poder pensar em coisas novas”, confessa o DJ.
Em uma conversa exclusiva com a nossa equipe, o artista contou como vem driblando a vida em casa.
Portal Underground – Como você tem feito para se reinventar?
HD - Eu sempre tento buscar referências novas e variar entre estilos diferentes. Geralmente eu tenho um ciclo de fazer tech house, bass house ou UK. Isso faz minha criatividade não estagnar e me ajuda bastante para não ter bloqueios criativos.
Portal Underground - Para você, qual foi o momento mais difícil nesse período? E o que é mais desafiador na sua rotina?
HD - No final de 2020 a quarentena impactou muito minha criatividade, acabei ficando quase três meses sem produzir e bastante desanimado com tudo. O meu maior desafio, assim como todos os outros DJs, é continuar relevante mesmo sem ter onde tocar e conseguir atrair novos públicos.
Portal Underground - Antes da pandemia, como você se inspirava? E com o isolamento, como está sendo o processo de inspiração?
HD - Minha maior fonte de inspiração foi ouvir músicas. Mensalmente eu descobri mais ou menos 150 músicas, e minha cabeça absorve muito o que ela escuta, quase como se eu estudasse mesmo. Creio que isso não mudou tanto com a pandemia.
Portal Underground - Você fez alguma live? Pretende fazer alguma?
HD - Eu fiz uma live muito boa no topo do Orion Business, que é um dos prédios mais altos aqui do Brasil. Por enquanto, não tenho nada planejado, mas é algo a se considerar.
Underground - Você mudou alguma estratégia de lançamento por conta da pandemia?
HD - Desde o começo da pandemia tentei focar meu marketing para pré-save no spotify e vendas no beatport. Os resultados disso foram bons, chegamos em segundo lugar no top 10 do beatport e tivemos suporte do spotify, que adicionou minha track “Drunk” à playlist “House Brasil”. Como não tem uma pista para aproveitar as tracks, eu pude variar um pouco para um estilo mais introspectivo que é legal de ouvir enquanto faz algo.
Portal Underground - Com a falta de shows, as pessoas estão preferindo músicas para ouvir e não para dançar, nesse momento. Isso influenciou nos seus lançamentos?
HD - Como não tem uma pista para aproveitar as tracks, eu pude variar um pouco para um estilo mais introspectivo que é legal de ouvir enquanto faz algo. As tracks que tenho terminado esse ano são bem diferentes das que já foram lançadas ano passado.
Portal Underground - Você lançou “Drunk” e “Melody” recentemente, as duas músicas você quem produziu? Se sim, como foi o processo?
HD - A “Drunk” foi uma co-produção com uma DJ canadense chamada Yurie, e teve início quando ela me mandou uma base de bateria e baixo que me cativou desde a primeira vez que ouvi, então fechamos em terminar juntos. Já “Melody” é 100% minha, e foi fruto de alguns experimentos que eu estava fazendo com manipulação de vocais, transformando-os em algo que fugia um pouco do som de “voz” e vire um instrumento musical.
Portal Underground - Como surgiu a sua parceria com a canadense Yuri??
HD - Nós dois fizemos parte de um Bootcamp de uma escola de música eletrônica chamada “Cosmic Academy”. Yurie era Dj há muito tempo, mas começou a produzir durante as aulas e evoluiu muito rápido. Assim que acabou o termo, a gente se juntou para esse collab.
Underground - Conte um pouco como é fazer todo o planejamento em casa, pensar no pré, gravar voz, as batidas, é tranquilo? Já aconteceu de algum vizinho reclamar de algo?
HD - É bem tranquilo para mim, como eu tenho o costume de produzir durante o dia, nunca aconteceu de incomodar vizinhos, mas as vezes, o resto das pessoas da minha casa pedem para eu dar uma “abaixadinha” no som.
Portal Underground - Como você vê o mercado daqui para o final do ano? Você acredita em uma recuperação?
HD - Eu acho improvável que festivais e clubs consigam voltar a lotar como antigamente esse ano. Afinal, já estamos quase na metade do ano e os jovens não estão nem perto de serem vacinados. Mas imagino que para o final do ano, nós já teremos pequenos sinais de vida em eventos menores e controlados.
Para 2021, temos mais lançamentos? Se sim, será que já conseguimos algum spoiler?
HD - Temos alguns lançamentos prontinhos já, mas acho que o spoiler vai ter que esperar mais um pouquinho.
0 comentários